Técnica,

Semana das Gravidinhas: Dicas para Fotografar Gestantes.

Postado em 31 / 01 / 14 - por Huaine Nunes

Oláá, chegamos ao fim da nossa Semana das Gravidinhas. O que acharam da novidade? E, conforme prometido, a volta das dicas aqui no blog!

Hoje falaremos um pouco sobre como melhorar seus ensaios de gestantes.

O ensaio de gestante é o registro de um momento lindo que a família está vivendo.
A chegada do primeiro filho, ou mesmo do esperado irmãozinho. É preciso muita sensibilidade do fotógrafo e criatividade, para fugir da mesmice.

Confiram abaixo algumas dicas.

A personalidade do Casal.

Cada família tem seu estilo e sua forma de levar a vida. Acho isso maravilhoso e procuro, a cada ensaio, registrar o casal exatamente do jeitinho que eles são.
Nunca levo acessórios para os ensaios. Vou munida de uma câmera e da mente aberta. Oriento meus clientes antes, para que levem acessórios que sejam a cara da família. Com isso, já consegui muitos cliques distintos.

Família gaúcha tem que ter chimarrão!
Família gaúcha tem que ter chimarrão! Confira todo o ensaio aqui
HUA_3107
Família que curte Rock! Veja o ensaio completo aqui.

Locações diferentes!

Quase sempre, o casal quer ir à um parque na cidade, ou à praia. Com o tempo, acabamos tendo fotos sempre nos mesmos lugares. Mesmo em cidades grandes, nem sempre é possível passear livremente, por causa da segurança (e as fotos acabam ficando fadadas ao jardim botânico, rs).
Então porque não fazer em lugares privados? Na casa do cliente, ou em alguma fazenda de um amigo, sempre rende cliques interessantes.

HUA_3879
Ensaio de gestante na cozinha? Por que não?! Veja o ensaio completo aqui.

Fuja das super-produções!

Essa Quem aí se lembra dos bichinhos da Parmalat? Lembram né? Mas tenho certeza que todo mundo que vê fotos assim, crianças vestidas de bichinho, associam à década de 90. Convenhamos, hoje em dia isso é pra lá de brega, rsrs. Modinhas vem e vão e nós não queremos que no futuro nossos clientes se envergonhem das fotos que fizeram conosco. Portanto, keep it simple! Foque na beleza da mulher, da família e se preocupe menos em produzir com o que estiver na moda.

HUA_7447-2HUA_7513

 

Cortes e ângulos

Aproveite para mostrar a vida de outro ângulo. Faça recortes, explore o lado artístico. Acho incrível a simplicidade que um corte diferente dá à imagem.  Nem sempre precisamos mostrar o rosto da pessoa, gosto de deixar subentendido.

HUA_8259

HUA_8220

HUA_8270
Veja mais fotos desse ensaio aqui.

Posar pra quê?

Existe um número inimaginável de fotos de gestantes com a mão na barriga, segurando um sapatinho ou olhando para o fotógrafo. Vamos virar o disco? Guerrinha de travesseiro, brincar no jardim, são sempre opções para variar e representar o quanto a família está feliz e unida neste momento.

Mais fotos dessa família divertida aqui.

Nem tudo no mundo é barriga!

Imagino sempre o ensaio de gestante como um ensaio de família. Em ensaios de família, ninguém fica focando somente numa parte específica do corpo do fotografado, correto? A gestante é muito mais do que uma barriga! Ela é uma pessoa, feliz por se tornar mamãe, passando por muitas mudanças maravilhoas na vida. Capture o sentimento!

HUA_2425

Invente uma brincadeira.

A grande maioria dos meus clientes não é modelo. Aliás, acho que posso dizer que nenhum é. Então é muito normal que as pessoas não saibam como se portar em frente à câmera e cabe a nós sugerir atividades e dirigir a cena para que ela aconteça. Eu passo o tempo inteiro em que estou fotografando sorrindo e fazendo piadinhas, assim acabo conseguindo sorrisos mais naturais e expontâneos.

HUA_6220
Neste dia até foto na chuva rolou. Conseguem ver as gotinhas? *_*

Detalhes.

O detalhe do sapatinho é sempre requisitado pelas clientes, então procuro colocá-lo num contexto diferente, não apenas sendo segurando sobre a barriga. Deixe sua imaginação fluir.

Nesta foto preferi fotografar o momento em que ela "cuidava" do sapatinho, ao invés de clicá-lo simplesmente apoiado na barriga.
Nesta foto preferi fotografar o momento em que ela “cuidava” do sapatinho, ao invés de clicá-lo simplesmente apoiado na barriga.

Luzzzz pra quê te quero!

Aaaaah, como eu amo uma boa contra-luz. Você pode trabalhar de diversas formas, como for o seu estilo. Silhuetas são uma ótima pedida. Luz de janela… Eu, por exemplo, já amo o contorno  e o recorte maravilhoso que o contra-luz faz no cabelo. Use e abuse!

HUA_0995

Mais fotos dessa linda gestante aqui.
Mais fotos dessa linda gestante aqui.

Planos abertos.

Muitas vezes estamos tão focados em fotografar uma  barriga, que esquecemos de olhar em volta. Dê um passo para trás. Veja como a paisagem também é linda. Procure compôr, usar sua linguagem, junto com o ambiente à sua volta.

Veja aqui mais fotos deste ensaio.
Como não se apaixonar pela textura desse chão de terra? Impossível passar despercebido. Veja aqui mais fotos deste ensaio. 

Carinho de mano mais velho.

A segunda gestação também pode ser muito esperada e desejada. Ainda que a mãe não seja mais “de primeira viagem”, ela ainda tem que aprender a lidar com esta outra “pessoínha” que em breve se tornará um mano mais velho. A ansiedade de saber como será o relacionamento dos dois, se serão parecidos ou completamente diferentes, se o ciúme reinará em casa.

HUA_1622

Família.

Nem sempre é a gestante que precisa estar em primeiro plano. Gosto de enxergar a cena toda, do momento vivido por todos que estão esperando a chegada daquele bebê.  Às vezes a ansiedade do pai é ainda maior do que a da mamãe.

Nesta foto, é a brincadeira de pai e filho que está em destaque.
Nesta foto, é a brincadeira de pai e filho que está em destaque.

 

Ainda há muitas outras coisas que se podem ser feitas durante um ensaio de gestante. O importante é tentar captar a essência e ser você mesmo. Traga à tona a personalidade da família, mas nunca fuja do seu estilo como fotógrafo. Com certeza foi gostando do seu portfólio que seu cliente te contratou. E divirta-se muito!

 


12 thoughts on “Semana das Gravidinhas: Dicas para Fotografar Gestantes.

    • Huaíne Nunes says:

      Oi Maiara. Aqui em Cascavel, como é cidade pequena e tal, eu nunca precisei pedir autorização. Sei que em cidades maiores parece que é preciso… Conhece o ditado: “é mais fácil pedir perdão do que permissão” ? rsrsrs. As vezes é mais fácil dar uma de joão sem braço e ir clicar, antes que alguém te negue hehehe.

  1. Adriana Gomes says:

    Huaíne, tudo bem linda? Sou eu, a Adriana do RJ, lembra?
    Suas fotos…. como sempre nos arrancando suspiros!!! lindas, lindas e lindas!!! Parabéns.
    Quando você tiver um tempinho livre (acho difícil, rsrsrs) na sua agenda, você pode ensinar a fazer esse contorno espetacular nos cabelos com contra-luz? Ainda estou engatinhando na fotografia e você explica tão bem, fácil de entender, sua linguagem conosco é maravilhosa para aprendermos as manhas da fotografia. Desde já eu agradeço pela atenção. Beijos e muito mais sucesso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *